(31) 3054-8880 (31) 3532-4637 (31) 98513-0040 | SIGA-NOS: |
DICAS E NOTÍCIAS
5 cuidados c/ a pintura do carro durante o verão
Maresia, chuva ácida e exposição demasiada aos raios UV podem causar danos irreversíveis à pintura
O verão remete a sol, praia, maresia e… cuidados com a pintura do seu carro. Já parou para pensar nisso? O veículo fica sujeito às intempéries, do sol forte às chuvas, o que pode fazer com que a pintura seja danificada se não for bem cuidada. Para ajudar nessa tarefa, confira a seguir algumas dicas:
Maresia
A exposição à umidade e a maior concentração de sal, devido à maresia, pode estragar a pintura do veículo e iniciar um processo de corrosão na lataria. “Por isso, é preciso tomar mais cuidado com pequenos riscos ou batidas que podem progredir futuramente para uma corrosão. A utilização de ceras para a lataria é uma das soluções para evitar problemas como este nas cidades litorâneas”, afirma Fabio Shimozato, gerente do Laboratório de Desenvolvimento de Tintas Automotivas da Basf.
Sol, poeira e chuva ácida
Alguns tipos de sujeira podem ser bastante prejudiciais, como por exemplo a fumaça preta que sai do escapamento de veículos mais antigos. Com grande concentrações de dióxido de carbono, essa fumaça causa a chuva ácida, que contém substâncias prejudiciais à pintura. Nesse caso, podem ocorrer fissuras devido ao atrito entre a poeira da fuligem e a superfície do carro. Outros danos possíveis decorrente de sujeiras são riscos e marcas ou manchas na pintura.
Radiação
Os raios UV podem causar danos quimicamente irreversíveis, causando estragos como o craqueamento do verniz, delaminação da pintura, foto-oxidação ou uma descoloração da cor original do veículo. “Ao menor sinal de um destes danos, é recomendável levar o veículo à uma funilaria e fazer a correção da pintura no local onde começou a degradação”, orienta Shimozato.
Dano físico-químico
Alguns compostos químicos, quando expostos à chuva e ao calor, podem causar danos ao longo do tempo. Sendo assim, nunca deixe acumular sujeira como fezes de pássaros, óleos e frutos de árvores, entre outros. Caso sequem, podem marcar e danificar a pintura de forma irreversível. O ideal é lavar o carro a cada uma a duas semanas, mas limpar o quanto antes se observar qualquer um desses tipos de sujeiras.
Cuidado com produtos de limpeza
Alguns produtos podem parecer ideais para limpeza do veículo, mas na verdade atuam como vilões. Isso ocorre por possuírem em sua composição, além de cera, componentes que podem quebrar a estrutura química do verniz e com, a ação de intempéries, em especifico os raios UV, acabar degradando a pintura. O ideal é evitar produtos de limpeza doméstica e sempre utilizar aqueles produtos específicos para o carro.
Fonte: https://revistacarro.com.br/veja-cinco-cuidados-com-a-pintura-do-carro-durante-o-verao/
Fonte: https://revistacarro.com.br/veja-cinco-cuidados-com-a-pintura-do-carro-durante-o-verao/
HORÁRIO:Seg. a Sex.: 8h30 às 12h e das 13h às 18h30.
Sáb.: 8h30 às 12h. |